quarta-feira, 25 de abril de 2007

Caderno nota Dez!

De suplemento do jornal A Tarde à blog na Internet, o Dez! e o Blog do Dez!, fazem sucesso não só com os adolescentes, mas com adultos que se interes­sam nos mais variados assuntos da atualidade.

Surgido em 29 de março de 2001, o Dez! visa estabelecer um diálogo do jornal A Tarde com o público jovem. Para Nadja Vladi, editora do suplemento e do blog, o sucesso se dá por acreditarem que seu público é de jovens inteli­gentes, portanto, que gostam de música, sexo, política, economia, além de não quererem “for­talecer preconceitos, nem modas e estilos de vida padronizados e massificados”.

A idéia

A idéia do jornal foi a partir do DEZ! criar uma editoria juvenil que se ampliou com o blog - que surgiu dentro de uma política do jornal de integração das mídias -, o caderno Vestibular e o site Vestibular. E, em breve, o programa de rádio Dez na Faixa!. Essa integração de conte­údo é importante, pois “serve de instrumento de interatividade cada vez mais forte e interes­sante”, diz Nadja Vladi, editora do Dez!

E quando questionamos a influência do Folha­teen, Nadja é precisa “O Folhateen é o primei­ro suplemento brasileiro focado no jovem. É de 1991. Normal que a idéia de ‘suplemento jovem’ tenha vinculações com ele. Além do mais, é da Folha de S. Paulo, principal periódico do país e leitura obrigatória nas redações. Acho que existem similaridades sim: os dois são foca­dos em uma audiência jovem urbana, de classes A e B, ligada em novas tecnologias, que gosta de rock, hip hop, música eletrônica. Mas um ser de SP e outro de Salvador marcam uma grande di­ferença de identidades. Eles também trabalham muito com música. No Dez, ampliamos nosso debate para questões da atualidade e temos bas­tante espaço para temas sociais”.

Parecidos ou não, as experiências destes veículos servem para provar que os jovens não se preocu­pam apenas com futilidades, mostrando que se há conteúdo inteligente, escrito de forma inteli­gente, os jovens acessam a todo tipo de tema, in­teragindo com sua realidade e, por conseqüência, estando mais preparado para o futuro. Eles só precisam ter acesso!

2 comentários:

Anônimo disse...

http://br.youtube.com/watch?v=WDYp_FmT2Sk ask the link from mars

Anônimo disse...

Por que nao:)