Caderno nota Dez!
De suplemento do jornal A Tarde à blog na Internet, o Dez! e o Blog do Dez!, fazem sucesso não só com os adolescentes, mas com adultos que se interessam nos mais variados assuntos da atualidade.
Surgido em 29 de março de 2001, o Dez! visa estabelecer um diálogo do jornal A Tarde com o público jovem. Para Nadja Vladi, editora do suplemento e do blog, o sucesso se dá por acreditarem que seu público é de jovens inteligentes, portanto, que gostam de música, sexo, política, economia, além de não quererem “fortalecer preconceitos, nem modas e estilos de vida padronizados e massificados”.
A idéia
A idéia do jornal foi a partir do DEZ! criar uma editoria juvenil que se ampliou com o blog - que surgiu dentro de uma política do jornal de integração das mídias -, o caderno Vestibular e o site Vestibular. E, em breve, o programa de rádio Dez na Faixa!. Essa integração de conteúdo é importante, pois “serve de instrumento de interatividade cada vez mais forte e interessante”, diz Nadja Vladi, editora do Dez!
A idéia do jornal foi a partir do DEZ! criar uma editoria juvenil que se ampliou com o blog - que surgiu dentro de uma política do jornal de integração das mídias -, o caderno Vestibular e o site Vestibular. E, em breve, o programa de rádio Dez na Faixa!. Essa integração de conteúdo é importante, pois “serve de instrumento de interatividade cada vez mais forte e interessante”, diz Nadja Vladi, editora do Dez!
E quando questionamos a influência do Folhateen, Nadja é precisa “O Folhateen é o primeiro suplemento brasileiro focado no jovem. É de 1991. Normal que a idéia de ‘suplemento jovem’ tenha vinculações com ele. Além do mais, é da Folha de S. Paulo, principal periódico do país e leitura obrigatória nas redações. Acho que existem similaridades sim: os dois são focados em uma audiência jovem urbana, de classes A e B, ligada em novas tecnologias, que gosta de rock, hip hop, música eletrônica. Mas um ser de SP e outro de Salvador marcam uma grande diferença de identidades. Eles também trabalham muito com música. No Dez, ampliamos nosso debate para questões da atualidade e temos bastante espaço para temas sociais”.
Parecidos ou não, as experiências destes veículos servem para provar que os jovens não se preocupam apenas com futilidades, mostrando que se há conteúdo inteligente, escrito de forma inteligente, os jovens acessam a todo tipo de tema, interagindo com sua realidade e, por conseqüência, estando mais preparado para o futuro. Eles só precisam ter acesso!
2 comentários:
http://br.youtube.com/watch?v=WDYp_FmT2Sk ask the link from mars
Por que nao:)
Postar um comentário