terça-feira, 24 de abril de 2007

Correio da Bahia: arquitetura da informação e narrativas jornalísticas

Yuri Almeida, jornalista e
pós-graduando em
Jornalismo Contemporâneo
pela Faculdades Jorge Amado
almeidayuri@hotmail.com




No artigo "A Base de Dados como espaço de composição multimídia", Elias Machado citando Rosenfeld e Morville, estabelece que "arquitetura da informação é o desenho da organização, etiquetagem, navegação e sistemas de buscas para ajudar o usuário a encontrar e gerir mais adequadamente a informação, através de uma interface".


A forma em que está estruturada o conteúdo, influencia o método de relacionamento jornal x usuário e a própria navegabilidade no sítio. A versão digital do Correio da Bahia possui um caráter meramente transpositivo, onde não foi realizada nenhuma inovação para este produto.


As editorias do on-line são semelhantes a da versão impressa, limitando as experiências dos seus leitores na Web. O layout proporciona ao usuário apenas um tipo de navegabilidade e acesso ao conteúdo, uma vez que o modelo para a organização visual obedece a um único formato. São 12
editorias que utilizam a mesma "carcaça" para a apresentação do conteúdo.




Capa digital do Correio da Bahia (23/04/07)


Narrativas Jornalísticas



João Canavilhas em "Webjornalismo: da pirâmide invertida à primâmide deitada", sustenta que usar a técnica da pirâmide invertida (padrão adotado pelas mídias impressas, onde as informações mais importantes da matérias devem constar na introdução - lead - do texto) na web é cercear o webjornalismo de uma das suas potencialidades mais interessantes: a adoção de uma arquitetura noticiosa aberta e livre navegação. E é justamente essa a lógica (de cercear o wejornalismo) do Correio da Bahia em sua versão digital.


O conteúdo digital é oriundo da versão impressa, que é totalmente publicado no sítio sem nenhuma adaptação textual, uso de links, hipertextos, arquivos multimída e outros elementos (como a possibilidade de comentar determinada matéria, enviar erros, enviar por e-mail) que garantam a interatividade com o usuário.


Enquanto Canavilhas aponta que as narrativas digitais precisam ofertar aos usuários a possibilidade de navegar dentro das notícias, através do que ele chama de pirâmide deitada ¹, o Correio da Bahia mantem a estrutura linear do impresso sem introduzir novos elementos ao produto.


Nota
1- Seguno Canavilhas, a pirâmide deitada seria estrutura em quatro níveis:
a) unidade base - o lead - responderá ao essencial: O quê, Quando, Quem e Onde.
b) nível de explicação responde ao Por Quê e ao Como, complementando a informação essencial sobre o acontecimento.
c) nível de contextualização é oferecida mais informação - em formato textual, vídeo, som ou infografia animada - sobre cada um dos W's.
d) nível de exploração, o último, liga a notícia ao arquivo da publicação ou a arquivos externos.




Bibliográfia consultada
Módulo da disciplina Jornalismo Online,
ministrada pela Profa. Suzana Barbosa.

Nenhum comentário: