quarta-feira, 13 de junho de 2007

Rede Bahia acorda para o jornalismo presepeiro

A Rede Bahia finalmente acordou para a prática do jornalismo de presepada. Acostumada a perder audiência para programas que fazem este tipo de jornalismo, como Se Liga Bocão e Balanço Geral, a rede lançou nesta quarta-feira (13), o programa Fala Bahia, que irá ao ar pela TV Salvador, de segunda à sexta, das 13h às 14h. O programa também será exibido pela rádio Bahia FM, das 18h às 19h, nos mesmos dias.

Quem apresenta os programas é o ex-vereador Emmerson José, que é jornalista de longas datas da Tv Bahia. A presença dele na nova programação me faz crer que o Fala Bahia será uma versão melhorada destes programas denuncistas e presepeiros do meio-dia e que contam com a participação massiva do povo, como o apresentador destaca. “Nesse programa, quem manda é o público. O povo vai participar por telefone, por e-mail, por carta, vai entrar ao vivo no programa. A participação popular é fundamental”.

Emmerson José ainda ressalta a importância de experiência política vivida por ele na Câmara para conduzir o programa. “Este tempo em que estive fora do ar, em um cargo público, me deixou mais maduro, mais conhecedor da alma do povo baiano. Isso vai facilitar o meu trabalho e de minha equipe”.

Porém, o que fica claro é que a Rede Bahia não só despertou para esta prática, como só agora se sente à vontade para realizá-la. O certo é que não seria possível fazer este tipo de jornalismo “boxe”, que só bate e abre poucos espaços para respostas, sendo que boa parte dos governos municipais e o governo estadual estavam atrelados ao grupo carlista que rege a rede. Com a mudança na configuração política do estado, a midiática também se transforma, claro.

O programa também tem outra função que acredito ser uma das mais importantes para o seu nascimento: reaproximar o povo da Rede Bahia. Este jornalismo presepeiro, quando mostra a dor do povo e coloca-o na Tv para explanar seus problemas, ganha confiança. No caso da Rede Bahia, esta confiança pode, aos poucos, superar o descrédito que se resume na truculência vivida pela jornalista Raquel Porto Alegre, quando do retorno de Luiz Caetano.

A jornalista foi agredida por militantes do PT, porém ainda não se sabe quem começou a provocação, se a jornalista, mostrando os dedos ou se os militantes entoando o hit tradicional de oposição: “TV Bahia, mentira todo dia”.

Se as minhas previsões se realizarem, perde o povo e perde o jornalismo baiano....

Assista à matéria de lançamento do Fala Bahia

Um comentário:

EMALMADA disse...

Visitei vosso blog e apreciei o conteúdo muito interessante.